Novidades
5ª edição do Festival Timbre traz Marcelo D2, Elza Soares, Karol Conká, Supercombo, e mais 25 shows à Uberlândia!
Crédito: Patrícia Lino
Nossa voz encanta, mobiliza, transforma, realiza.
Nossa voz preenche palcos, une multidões, toca corações.
Juntos, somos fortes. Nossa voz sempre será nosso maior poder!
Mais forte a cada ano, o Festival Timbre chega à sua quinta edição se consolidando como um dos eventos mais expressivos da música independente nacional em pleno interior de Minas Gerais. Entre os dias 09 e 16 de setembro, 25 atrações se apresentam em Uberlândia com a proposta de não somente promover a música e a cultura, mas também a resistência e o amor. Em 2018 o Timbre convida o público a se unir para reverberar junto, afinal nossa voz é nosso poder.
Artistas e apreciadores podem ficar à vontade: para o Festival Timbre, a participação de todos é especial e decisiva. Cada atração foi definida de maneira que promova interação e propulsione mudanças no cenário cultural e social. Entre os destaques estão Elza Soares, Karol Conka, BaianaSystem, Marcelo D2, Plutão Já Foi Planeta, Supercombo, Porcas Borboletas, Drik Barbosa, Musa Híbrida e Carne Doce.
A edição deste ano traz como tema “Nossa Voz, Nosso Poder” – uma celebração à diversidade e, principalmente, ao empoderamento da mulher. Desde a equipe até o line up, a curadoria do festival pensou cuidadosamente nas vozes delas. Após o contato com a cooperativa de mulheres da música SÊLA, o programador e idealizador do Festival Timbre, Gabriel Caixeta, se sentiu inspirado a propor uma seleção baseada na igualdade de gêneros.
O Timbre foi, então, em busca das artistas de destaque no cenário musical e que estejam impactando o público com seus discursos políticos. “Estou cercado por mulheres no Timbre, mas não parecia evidente para o público o protagonismo delas no evento. A partir dessa constatação, selecionamos nomes que reforçam a importância não só da mulher, mas do artista negro e LGBTQ+. Ter Elza Soares e Karol Conka em nossa programação é um marco para nós”, afirma Gabriel.
Iniciando as atividades no domingo (09/09) que antecede o evento, o Timbre faz um Esquenta na Praça Paris do bairro Roosevelt, um dos bairros mais populosos e Uberlândia, com entrada gratuita. Os cearenses da banda Projeto Rivera já estão confirmados para a abertura. O evento ocorre a partir do compromisso do Festival em ocupar as praças públicas com arte e cultura de um modo acessível para toda a comunidade. Mas é na quinta (13/03), que o Festival estreia, na Granja Marileusa, com diversos shows e praça de alimentação. A entrada para esse dia também é gratuita.
Na sexta-feira, 14/09, o Festival acontece dentro do Teatro Municipal, em tom mais intimista. Além de shows com pegada eletroacústica, o público terá a chance de conferir com exclusividade o show de Gabriel Gonti (MG) convidando OutroEu (RJ). Os artistas, que já tocaram juntos, retomaram a parceria especialmente para o Festival. Plutão Já Foi Planeta (RN) e Supercombo (ES), que já gravaram em conjunto para o projeto Session da Tarde, também apresentarão seus respectivos shows. Mas é no sábado, 15/09, na Esplanada do Teatro Municipal, que o evento comprova sua magnitude. São diversas ações oferecidas ao público – além dos shows -, como exposição de artes e poesias, mural de graffiti, espaço infantil “Timbrim”, stands interativos e feira gastronômica da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Festival Timbre 2017 (por: Burnash)
Entre as atrações musicais de sábado, potências sonora e visual se encontram no Palco Budweiser, com BaianaSystem (BA), Marcelo D2 (RJ), Elza Soares (RJ) e Porcas Borboletas (MG). No Palco Natura Musical, Karol Conka (PR), Drik Barbosa (SP), Uganga (MG) – convidando Clemente (SP) – e Lagum (MG). E no Palco J&L, Djs. Bandas novas também se apresentarão no sábado. A cada edição, há um edital voltado a artistas em início de carreira. Em 2018, foram selecionadas seis atrações, sendo quatro da região e duas de outras localidades.
E para fechar o Festival, o domingo, 16/09, promove o evento ARTE NA PRAÇA (Praça Sérgio Pacheco) edição Timbre. Além de shows ao ar livre, há feira de artesanato e alimentação, oferecendo a toda população uma tarde surpreendente em uma das praças mais bonitas e frequentadas de Uberlândia e a possibilidade de cada artesão local mostrar seu trabalho. A entrada para esse dia é gratuita e é uma ótima opção de lazer para toda família! Arte na Praça é um evento realizado há 17 anos pela Universidade Federal de Uberlândia. A parceria entre o Festival e a UFU que acontece desde a primeira edição do Festival Timbre, em 2012.
O Festival Timbre é uma produção do Timbre Cultural em parceria com a Eventaria Produções. O Festival Timbre é contemplado pela lei de incentivo estadual via Ambev (Budweiser) e Natura Musical e pela lei municipal via Martins 65 Anos.
SERVIÇO – FESTIVAL TIMBRE 2018 – UBERLÂNDIA
Data: 09 à 16 de setembro
09/09 (domingo) – Esquenta Festival Timbre
Início: 16h
Local: Praça Paris – Bairro Roosevelt, Uberlândia.
Entrada Gratuita
CxDxF (MG)
Alacarte Rap (MG)
Arthur Xará (MG)
Projeto Rivera (CE)
13/09 (quinta-feira) – Abertura da 5ª Edição do Festival Timbre
Início: 19h
Local: Granja Marileusa
Entrada Gratuita
Joana Bentes (MG)
Pássaro Vivo (MG)
Young Lights (MG)
14/09 (sexta-feira) – 5ª Edição do Festival Timbre
Início: 19h30
Local: Teatro Municipal (Palco Interior)
Ingressos: Loja Blessed Tattoo Uberlândia ou pelo site
https://www.ingressolive.com/festivaltimbre
Gabriel Gonti (MG) convida OutroEu (RJ)
Plutão Já Foi Planeta (RN)
Supercombo (ES)
15/09 (sábado) – 5ª Edição do Festival Timbre
Início: 16h
Local: Esplanada do Teatro Municipal
Ingressos: Loja Blessed Tattoo Uberlândia ou pelo site https://www.ingressolive.com/festivaltimbre
Palco Budweiser
Piêit (MG)
Porcas Borboletas (MG)
Elza Soares (RJ)
Marcelo D2 (RJ)
BaianaSystem (BA)
Palco Natura Musical
Minimal (MG)
Lagum (MG)
Uganga (MG) convida Clemente (SP)
Drik Barbosa (SP)
Karol Conka (PR)
Palco J&L
DJs a definir
16/09 (domingo)- Arte na Praça
Início: 13h
Local: Praça Sérgio Pacheco (Av. João Pessoa – Centro, Uberlândia).
Entrada Gratuita
Palco Arte na Praça
Deminux (MG)
Musa Híbrida (RS)
Julia Branco (MG)
Mina das Minas (MG)
Carne Doce (GO)
*Nos eventos com bilheteria, todos têm direito a MEIA ENTRADA: basta levar comprovante estudantil, 1 brinquedo para doação ou 1kg de alimento não perecível.