Novidades
Caetano Veloso e Maria Bethânia põem boa fé em música de Iza como o single inicial do álbum da turnê dos artistas
♩ A rigor, houve somente duas reais surpresas no roteiro da corrente turnê que reúne Caetano Veloso e Maria Bethânia no palco, 46 anos após o show em dupla de 1978.
Uma foi o canto – no set solo de Caetano – de Deus cuida de mim, canção de louvor evangélico de autoria do pastor fluminense Kleber Lucas. A outra foi a inclusão de Fé (Iza, Sérgio Santos, Pablo Bispo, Ruxell, Lukinhas, Henrique Bacellar, Junior Pierro e Fabinho Negramande, 2022), música do repertório da cantora Iza.
Consta que Bethânia teria sugerido a Caetano o canto de Fé ainda nas conversas iniciais sobre o show Caetano & Bethânia. Logo, é perfeitamente natural que Fé tenha sido a música escolhida para ser o primeiro registro fonográfico da turnê, que irá originar álbum ao vivo e documentário com imagens captadas ao longo da turnê, que tem apresentações agendadas até março de 2025.
Em gravação de estúdio, Fé gera single e clipe lançados nesta terça-feira, 10 de dezembro. O clipe de Fé encadeia imagens de bastidores, filmadas sobretudo na chegada da turnê Caetano & Bethânia em Belo Horizonte (MG), e mostra a própria Iza em apresentação do show no Rio de Janeiro (RJ), emocionada ao ouvir a música da artista nas vozes dos cantores, grandes referências do universo da MPB.
A escolha de Fé como single é certeira. A música é um sopro de novidade nos repertórios dos artistas, sobretudo no canto de Bethânia, intérprete tradicionalmente mais refratária a sonoridades e temas mais contemporâneos.
A música Fé é a cara do Brasil de hoje, como entende a própria Bethânia, e por isso mesmo a composição sobressai e surpreende em roteiro de show que olha com reverência para o passado de glória dos irmãos baianos em retrospectiva dos grandes momentos dos 60 anos das respectivas trajetórias profissionais de Caetano Veloso e Maria Bethânia.
O single Fé marca a estreia da cantora na gravadora Sony Music. Embora os discos de Bethânia sejam editados pela gravadora Biscoito Fino desde 2002, a artista assinou contrato com a Sony Music para lançar o registro audiovisual da turnê Caetano & Bethânia.