Novidades
Loba na melhor fase: Shakira estreia turnê no Brasil e se declara: “meu coração é seu”
O ano era 1996. Eu estava no recreio da escola, quando uma amiga se aproximou e disse: “você precisa ouvir isso aqui”. Ela sacou um discman do uniforme da escola, e deu “play” em uma faixa do CD: começou a tocar “Estoy Aquí”.
Usando os fones de ouvido dela, fiz uma careta e disse: “não vou conseguir cantar isso, Fabiana – é muito rápido!”.
E, para minha surpresa, minha amiga tinha outra solução. Ela pegou um panfleto de uma escola de idiomas, com a letra toda em espanhol, e entregou na minha mão para que eu pudesse acompanhar a música e ler a tradução.
“Estoy aquí queriéndote
Ahogándome
Entre fotos y cuadernos
Entre cosas y recuerdos
Que no puedo comprender
Estoy enloqueciéndome
Cambiándome un pie por la cara mía
Esta noche por el día y que
Nada le puedo yo hacer”
Em casa, assistindo à MTV, comecei a descobrir aos poucos a cantora que ganhava cada vez mais destaque na mídia: Shakira. Ela havia acabado de lançar o disco “Pies Descalzos”, e trazia os olhares do mundo para a Colômbia, sua terra natal.
Com clipes sem muita produção, um violão nas mãos e cabelos longos e escuros, Shakira chamava a atenção pela potência vocal, letras fortes e sua autenticidade.
À época, a cantora ainda tinha de disputar a atenção do mainstream com os artistas que lideravam todas as paradas, como a Alanis Morissette, Celine Dion (“Titanic” era o momento!), e a chegada da era das boybands.
Conquistar espaço nesse momento, não era tarefa fácil. Ainda mais quando estamos falando de uma artista latina, cantando em espanhol, e que já estava lançando seu terceiro álbum.
Fato é que o disco “Pies descalzos” foi um verdadeiro sucesso, e vendeu mais de 5 milhões de cópias – quase 1 milhão só no Brasil.
Shakira participava de todos os programas de TV brasileiros, esbanjava carisma, e já falava a Língua Portuguesa muito bem. Os brasileiros abraçaram tanto a cantora, que o hit “Estoy Aquí” ganhou uma versão em português. Você lembra?
Por que é importante relembrar essa trajetória? Porque isso já faz 30 anos, e o Brasil continua celebrando e enaltecendo a Shakira. E o carinho é recíproco!
A cantora sempre declarou que o Brasil tem o melhor público do mundo, e decidiu estrear sua nova turnê mundial, “Las Mujeres Ya No Lloran World Tour”, a partir do país que sempre a acolheu e que lhe deu apoio.
Ao longo de todo esse tempo, Shakira se tornou uma artista mundialmente respeitada.
Cantora, compositora, instrumentista, dançarina (por que não exaltar também que ela fala diversos idiomas?), Shakira se tornou uma grande referência na cultura pop, lançou discos cantando em inglês; se tornou a primeira e única cantora da América do Sul a liderar a parada de singles da Billboard com a música “Hips Don’t Lie”; lançou música-tema da Copa do Mundo de 2010, “Waka Waka”; quebrou recordes em plataformas como o Youtube e o Spotify; virou apresentadora do reality show musical “The Voice”, e ganhou incontáveis prêmios.
Em 2022, Shakira virou assunto no mundo todo, mas dessa vez, não por conta de sua música. A cantora descobriu que o, até então, marido Gerard Piqué, a traía. O casal, que têm dois filhos, se divorciou. Tudo isso em meio a um escândalo que foi exposto por toda a imprensa.
Mas, após esse período conturbado na vida pessoal, Shakira voltou à música ainda mais forte. É aquele famoso ditado “se lhe derem limões, faça uma limonada”.
A cantora lançou um single chamado “Bzrp Music Sessions, Vol. 53” em parceria com o produtor e DJ argentino, Bizarrap.
Na faixa, Shakira fala abertamente sobre a traição, a amante do ex, faz críticas à ex-sogra, e ainda deixa claro que uma “loba” como ela, não deve se envolver com “novatos”. A música estourou nas paradas e entrou para o disco “Las Mujeres Ya No Lloran”, seu décimo segundo álbum.
Portanto, fica muito fácil entender porque Shakira voltou aos palcos com uma grande turnê, uma estrutura enorme (destaque para o imenso telão), e um setlist que passa por toda a sua carreira, contando a trajetória que muitos acompanharam desde o início.
Durante a apresentação dessa quinta-feira (13), no estádio MorumBIS, em São Paulo, Shakira cantou hits como: o megassucesso “Estoy Aquí”, “Te felicito”, “Hips Don’t Lie”, “Loca” e “Ojos así”, música que carrega influências do Oriente Médio, e, portanto, trazem parte da descendência libanesa da cantora.
O set ainda contou com: “Whenever, Wherever”, “Waka Waka (This Time for Africa)”, “Pies descalzos, sueños blancos” e “She Wolf” -, que trouxe uma loba gigante para o palco, com direitos a uivos da plateia.