Novidades

Morre Berta Loran, atriz ícone do humor brasileiro, aos 99 anos no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/Facebook

A atriz Berta Loran, ícone do humor na televisão brasileira, faleceu na noite deste domingo (28), aos 99 anos, em um hospital particular em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com uma trajetória de mais de sete décadas, a artista vivia reclusa e afastada da imprensa.

Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 23 de março de 1926, Basza Ajs chegou ao Brasil aos 9 anos e, ao adotar o nome artístico Berta, consolidou-se como um dos grandes nomes do humor, deixando para trás o nome de batismo.

Filha de um alfaiate que também atuava em apresentações para a comunidade judaica, Berta teve contato com os palcos desde cedo e subiu ao palco pela primeira vez aos 14 anos.

“Eu sempre fui trapalhona, traquina, sapeca, danada. Com 14 anos, botei o salto alto da minha mãe e subi no palco. Quebrei o salto e saí mancando. O povo começou a rir. E eu gostei! Pensei comigo: ‘o bom é fazer rir’”, contou a atriz em entrevista ao Memória Globo.

Com mais de sete décadas de carreira, Berta Loran entrou na TV Globo em 1966 e ganhou destaque em programas de humor como Riso Sinal Aberto (1966), Balança Mas Não Cai (1968), Faça Humor, Não Faça Guerra (1970), Satiricom (1973), Planeta dos Homens (1976), Escolinha do Professor Raimundo (1990), Zorra Total (1999) e A Grande Família (2012).

Além da televisão, Berta também se destacou no cinema e no teatro, sendo amplamente reconhecida por sua habilidade em fazer humor, algo que ela mesma considerava um dom especial dos artistas.

Com talento e carisma únicos, conquistou diferentes gerações de espectadores, consolidando-se como uma das maiores atrizes de comédia do Brasil e deixando um legado marcante para a cultura nacional.

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário