Novidades
Morre Diane Keaton aos 79 anos

Gilbert Flores/Getty Images
A morte da atriz Diane Keaton, aos 79 anos, foi confirmada neste sábado (11) pela revista People, que divulgou a informação por meio de um porta-voz da família da artista.
Segundo o comunicado, Keaton faleceu na Califórnia, e os entes queridos dela pediram discrição no momento de luto. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Diane Keaton se consagrou como uma das grandes figuras do cinema norte-americano. Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, conquistou um Oscar, brilhou em clássicos como O Poderoso Chefão e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall), e se tornou referência de estilo e autenticidade em Hollywood.
Nascida em Los Angeles, em 1946, como Diane Hall, era a filha mais velha de quatro irmãos. Seu pai era engenheiro civil e sua mãe, dona de casa, com o sonho não realizado de ser artista, desejo que serviu de inspiração para a futura atriz.
Ainda estudante, Diane começou a atuar e, em 1964, decidiu se mudar para Nova York para seguir a carreira artística. Como já existia uma atriz registrada com o mesmo nome, adotou o sobrenome de solteira da mãe, tornando-se Diane Keaton.
O cineasta Woody Allen prestou uma longa homenagem à atriz e musa inspiradora Diane Keaton. Em um ensaio publicado pelo The Free Press, Allen declarou que nunca leu críticas sobre o seu trabalho, e que se importava apenas com “o que Keaton tinha a dizer”.
No texto longo, o diretor descreve o tempo que passaram juntos desde que se conheceram, em 1969, durante os ensaios da peça Play It Again, Sam, relembrando também o romance de cinco anos com a atriz e a longa parceria no cinema, que rendeu oito filmes. “Diferente de qualquer pessoa que o planeta já conheceu, ou que ainda verá, seu rosto e seu riso iluminavam qualquer espaço em que ela entrasse”, declarou o cineasta.
Sobre o romance, Allen descreveu a relação como “ótimos anos”, e atestou que “talvez só Deus e Freud” entendam o motivo da separação. “Ela era tão encantadora, tão linda, tão mágica que eu questionei minha sanidade. Eu pensei: é possível se apaixonar tão rápido?”, relembrou ele sobre a paixão.
Com uma carreira de mais de cinco décadas, Keaton se tornou símbolo de autenticidade e elegância no cinema americano. Reconhecida por sua versatilidade e por papéis marcantes, ela construiu uma trajetória repleta de sucessos, que atravessou gerações e influenciou o modo de interpretar, vestir e viver de muitas atrizes.
