Novidades

Natura Musical apresenta “Corredeira” novo clipe da banda Pássaro Vivo (MG)

Num futuro distópico, a água é produto raro e no meio do cerrado, as pessoas lutam para sobreviver sem esse bem tão precioso. Essa é a premissa do segundo clipe da banda mineira PássaroVivo, que sai com patrocínio da Natura Musical, Corredeira. O nome faz referência à chuva que para muitos chega para renovar as energias e trazer esperança de uma vida melhor.

“Muitas músicas tratam da chuva como um símbolo de vida, de esperança, principalmente em locais áridos como o Nordeste. A chuva neste caso pode ser qualquer coisa que traz renovação, um novo começo, um novo respirar para a vida. O roteiro foi baseado na ideia de um futuro distópico no cerrado onde o aquecimento global, o desmatamento e a escassez de recursos naturais farão a vida civilizatória entrar em colapso. A água, bem mais precioso da terra, vem como um novo sopro de esperança para pessoas de um sertão futurista, que lutam para sobreviver diante das ameaças de escassez de recursos e de agentes que simbolizam o capital e sua força destrutiva”, alerta Lucas de Paula (voz, viola caipira e violão).

Inspirados em filmes de ficção científica como o último Mad Max (2015), do diretor George Miller, misturando o Brasil sertanejo de Guimarães Rosa, “Corredeira” foi gravado na fazenda do amigo Geraldo Mendonça, em Galena, município a 70 km de Patos de Minas, cidade natal da banda. Aqui encontramos a protagonista Humana, interpretada por Bárbara de Araújo em busca de um paraíso perdido onde é possível encontrar água e, portanto, vida. Deixando também um aviso importante, pois a falta de água potável já atinge 40% da população mundial e provoca guerras e migrações.

O projeto Pássaro Vivo – Vivo Interior foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado de Luiza Brina, aocoral, Mostra Negras Autoras e Casa Poça, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 140 projetos de música até 2020, como Bemti, Fernanda Takai, Lô Borges e Meninos de Araçuaí.

“A música propõe debates pertinentes, que impactam positivamente na construção de um mundo melhor. Acreditamos que os projetos selecionados pelo edital Natura Musical podem contribuir para a construção de um futuro mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Para Lucas, “Corredeira” é uma ótima canção para resumir o que esperar do disco “O segundo depois do caos” que foi contemplado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC), com patrocínio de Natura Musical e está previsto para sair no segundo semestre. O clipe é mais uma dobradinha com o diretor Sandrow Almeidan (Ancora Filmes), que também dirigiu o clipe deBarato, que trata da saúde mental no pós-pandemia.

 

“A modernidade sonora do disco traz essa experiência sensorial de aridez e modernidade sonora às canções que se assemelham a cantorias e lamentos da cultura popular mineira e sertaneza. ‘Corredeira’ descreve bem o que virá no novo álbum. Um disco extremamente ousado, que traz em si a música popular brasileira do interior com uma roupagem moderna e com influências diversas que vão do psicodelismo ao cancioneiro dos interiores do Brasil profundo”, explica Lucas.

A Pássaro Vivo é Cello (vocalista), Alan Delay (baixo), Xandy (guitarra e violão), Ciro Nunes (bateria e flauta transversal) e Lucas de Paula (voz, viola caipira e violão).

Sobre a Pássaro Vivo

Pássaro Vivo surgiu na cena musical mineira em 2018, na cidade interiorana de Patos de Minas. Veio do desejo de unir a música regional mineira e os ritmos brasileiros à psicodelia setentista. Foi o primeiro grupo da cidade a investir em diversidade, transcendendo a noção de gênero em sua estética performática e visual.

É formada por Cello (vocalista), Alan Delay (baixo), Xandy (guitarra e violão), Ciro Nunes (bateria e flauta transversal) e Lucas de Paula (voz, viola caipira e violão). Abrangentes, as referências do grupo se baseiam na música popular brasileira e folclórica sem aprisionar o som ao regionalismo. Assim, as inspirações estéticas passam pelas bandas brasileiras dos anos 60 e 70 (Secos e Molhados, Novos Baianos, Tropicália), pelo Clube da Esquina e a música popular mineira e pelos cantadores do Nordeste brasileiro, tais como Elomar, Xangai, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

Em sua breve carreira, o trabalho da banda já alcançou relevante reconhecimento: 2º lugar no Festival da MPB em Paracatu-MG,  1º lugar no Festival de Música Universitária do Unipam (Patos de Minas-MG), 1º lugar no Festival Nacional de Ilha Solteira (SP), 2º lugar no Festival Nacional da Canção, 2º lugar no Festival da Música de Itabirito (MG), além de diversas conquistas pontilhadas pelo Brasil afora. Circulou em grandes festivais, como o Forró da Lua Cheia (SP), Festival Timbre (MG), Morrodália (RS), esteve nos Encontros Internacionais da Música SIM São Paulo (SP), Música Mundo (MG) e se apresentou através de parceria com o SESC MG no Festival de Cinema de Ouro Preto (MG).

Lançou seu primeiro álbum em 2019, intitulado “Sobre Asas e Raízes”, com participações de Joe Silhueta (DF) e André Prando (ES).  Foi gravado, mixado e produzido pela banda e masterizado por Alexandre Rabaço (Liniker e os Caramelows). Teve dois singles/clipes lançados: “Vendaval”,  produzido pela Moviola (Francisco el Hombre, Barro, Pablo Vitar); e “Beija Flor”, produzido pela Ancora Filmes, este premiado na mostra de videoclipes do Festival Formemus 2020 (ES).

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

 

Assessoria de Imprensa | Pássaro Vivo

Favorite Assessoria

Contatos: (11) 93232-8317

Alessandra Braz: contato.favorite@gmail.com

 

Assessoria de Imprensa | Natura Musical

Telefone: (11) 96446-0565

Luciana Rabassallo: luciana@naturamusical.art.br

 

 

Favorite Assessoria

Alessandra Braz

(11) 93232-8317

contato.favorite@gmail.com 

https://www.facebook.com/favoriteproducoes/ 

 

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário