Novidades
Oscar 2026: Filme “O Agente Secreto” é o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na premiação.

Foto: Reprodução/ Instagram
Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa que já ganhou dois prêmios no Festival de Cannes de Melhor Direção e Melhor Ator, agora foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa pela categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026, uma das maiores premiação da Academia de Artes Cênicas Cinematográficas.
De acordo com a produtora Sara Silveira, do conselho deliberativo da Academia, a decisão “não foi conflituosa”, mas “pensada” pelos 15 membros que compõem o colegiado. “Um filme importantíssimo, que tem que ser dado valor”, disse ela no anúncio, transmitido ao vivo no início da tarde desta segunda-feira (15). Porém, a escolha do filme pelo Brasil não garante a indicação para o Oscar. Ele ainda vai disputar com filmes de outros países em busca de uma vaga na lista final de cinco indicados.
Sobre o Filme
O Agente Secreto é ambientado em 1977, em Recife (PE), e tem como pano de fundo um cenário político. O enredo gira em torno de Marcelo, um professor universitário interpretado por Wagner Moura que é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
O filme também coleciona elogios de veículos internacionais importantes. O jornal inglês “The Guardian” deu nota máxima ao filme brasileiro, definindo-o como “visual e dramaticamente soberbo”, além de “ambicioso, complexo e elusivo”. A revista americana “Hollywood Reporter” chamou o filme de “magistral”, com um “retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro”. “Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema”. Já o site The Playlist escreveu que Wagner Moura “comanda” o “belíssimo drama criminal”, avaliando o filme com nota máxima. Para o site, o longa é uma “obra-prima” de Mendonça Filho, “o esforço mais ambicioso e monumental de uma carreira sem tropeços até agora”.